O SINDICATO DOS LEILOEIROS, através do seu Presidente Luiz Tenorio de Paula, tem o dever de alertar a toda a sociedade sobre o grande número de sites falsos de leilão que veiculam anúncios publicitários no Google. Esses sites aparecem quando os interessados buscam oportunidades em leilão.

O Leilão é uma forma segura para a compra de ativos móveis e imóveis, tanto nos leilões judiciais quanto nos leiloes extrajudiciais, sendo um atrativo para quem busca o melhor preço para comprar ou investir.

Os Leiloeiros do Brasil são pessoas físicas, nomeadas pelas Juntas Comerciais de cada Estado, com fé pública no exercício da sua profissão, podendo ter registro de empresário individual e, pela legislação vigente, NÃO podem ser empresas, e tampouco serem por elas serem representados.

Ocorre que vem aumentando sobremaneira o número de sites falsos, vendendo bens, em sua maioria veículos, com preços inacreditáveis, muito abaixo do valor de  mercado, inclusive do mercado de leilões, e promessas de entrega desses bens para qualquer unidade federativa sem ônus para o comprador/arrematante.

É muito importante que a população esteja alerta aos detalhes.

Para não cair no golpe do falso leilão, o consumidor deve sempre verificar se há leiloeiro no site e pesquisar no site da Junta Comercial do respectivo estado, se o leiloeiro mencionado no site está devidamente inscrito.

As Juntas Comerciais disponibilizam em seus sites a relação dos Leiloeiros Públicos Oficiais que estão no pleno exercício da profissão em cada Estado, em sua maioria com os dados completos desses Leiloeiros (nome, telefones de contatos, emails, sites oficiais).

Todos os leilões são precedidos de Edital que deve constar as regras do Leilão, bem como os dados do leiloeiro e do órgão público, empresa ou juízo que está autorizando  o leilão.
Os leilões devem ter ampla publicidade. Geralmente o Leiloeiro divulga os leilões em suas malas diretas, em seu site oficial e em jornais de grande circulação.

Os leilões também são divulgados nos canais de comunicação tanto do Leiloeiro, quanto do órgão/empresa que está realizando o leilão. É importante que o interessado procure os sites oficiais destes órgãos, por exemplo: DETRAN, PRF, Prefeituras e Outros, para se certificar da veracidade do leilão.

Os leilões devem ter data de visitação, em que os interessados devem visitar os bens, porém com a pandemia estas datas estão reduzidas, em alguns casos devem ser agendadas. NUNCA se deve comprar um bem sem que o veja ou que seja visto e conferido por alguém de confiança que possa representar o interessado.

O consumidor nunca deve depositar o valor da arrematação em nome de terceiros, principalmente em nome de empresas. Os depósitos do valor da arrematação devem ser feitos sempre na conta em nome do Leiloeiro.

Em caso de dúvida ou desconfiança, o interessado deve SEMPRE procurar pelos contatos oficiais do Leiloeiro através do site das juntas comerciais, ou dos sindicatos dos Leiloeiros do seu respectivo Estado e contactar o próprio leiloeiro.

Neste período de pandemia houve um aumento substancial do número de sites falsos, chegamos a detectar mais de dez por dia. Eles mudam de endereço diariamente.

Não acredite no preço de bens em leilão que representem valor inferior a média de 60% do preço de mercado. Não acredite em entrega sem ônus. Leiloeiros não fazem entrega de veículos na porta do arrematante.

Consulte sempre os sites de venda DIRETA para ter uma ideia do preço médio de mercado de cada bem que tenha interesse.

Os Sindicatos e os Leiloeiros de todo Brasil estão iniciando uma força-tarefa, lutando diariamente contra estes  grupos de estelionatários os quais prejudicam a seriedade e credibilidade da Classe. Rogamos as autoridades policiais estaduais e federais que nos ajudem a identificar e prender estes bandidos.

Necessitamos do auxílio urgente do Google, que diz filtrar os golpes pela internet, porém tem dado vida fácil a estes grupos e precisa melhor atuar contra essas quadrilhas, as quais muito investem no Google para expandir as suas fraudes.

Pessoas de bem tem sido lesadas muitas vezes perdendo suas últimas economias. Temos informando, através dos nossos canais de comunicação e sites oficiais, sobre a existência desses golpes e alertando o público consumidor  de leilão.

Os sindicatos de todo o Brasil estão à inteira disposição da sociedade para dirimir dúvidas e receber denúncias.

Atenciosamente,

SINDILEIRJ