Na Defesa dos Interesses dos Leiloeiros do Rio de Janeiro

O Sindicato dos Leiloeiros do Rio de Janeiro, representado pelo seu Presidente, em conjunto com a diretoria dos Sindicatos dos Leiloeiros do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e representantes da categoria dos leiloeiros do Espírito Santo, participaram, entre os dias 19/03/2019 e 21/03/2019, de diversas reuniões em Brasília para tratar de assuntos de relevante interesse dos leiloeiros públicos.

Na pauta de reuniões estavam incluídos encontros no Ministério da Justiça, Ministério da Economia, Caixa Econômica Federal, Conselho Nacional de Justiça, Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração e Senado Federal, para discutir questões relacionadas aos leilões de bens da SENAD (bens apreendidos em processos associados ao tráfico de drogas) visando à recuperação de ativos, leilões de bens da União, leilões extrajudiciais oriundos do Sistema de Financiamento Imobiliário, e demais temas relacionados à nossa classe, conforme elencado a seguir.
19/03 – Reunião, às 9h30min, com o Assessor Parlamentar do Ministério de Justiça. Foram tratados os seguintes assuntos: Criação de agência para gestão de bens pelo Ministério da Justiça,

Leilão de bens da SENAD, colocação dos Leiloeiros à disposição do Ministério para auxílio na recuperação de ativos.
19/03 – Reunião, às 14h30min, no Departamento de Recuperação de ativos. Foram tratados os seguintes assuntos: Leilão de bens por Leiloeiros Oficiais, verificação da situação do Projeto da ação 2/2018 da ENCCLA, RENAJUD e demais assuntos.

19/03 – Reunião, às 16h, na Caixa Econômica Federal. Foram tratados os seguintes assuntos: Extensão do prazo para venda de bens nos leilões extrajudiciais, concessão de prazo para a venda de bens após os Leilões, retirada de trechos no edital contrários aos interesses da classe, solicitação de observação da lei no tocante à comissão nos casos de exercício de preferência, dentre outros assuntos.

20/03 – Reunião, às 11h, na Secretaria de Patrimônio da União. Foram tratados os seguintes assuntos: Venda de bens da união (móveis e imóveis), auxílio no processo de localização e avaliação dos bens, atuação dos leiloeiros e seus benefícios para administração pública, dentre outros assuntos.

20/03 – Reunião, às 14h, no Conselho Nacional de Justiça. Foram tratados os seguintes assuntos: Verificação da situação da Ação 2/2018 da ENCCLA, solicitação de modificação do sistema RENAJUD, apresentação dos sindicatos e colocação dos Leiloeiros à disposição do CNJ, dentre outros assuntos.

20/03 – Reunião, às 15h, no DREI. Foram tratados os seguintes assuntos: apresentação dos sindicatos, breve apresentação dos trabalhos realizados pelos Leiloeiros e da importância da classe, formas de combate dos sites falsos de Leilões, dentre outros assuntos.

21/03 – Reunião, às 10h, no Senado. Foram tratados os seguintes assuntos: Verificação do andamento do PL 175 de 2017 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Ocasião em que realizamos uma breve explanação, junto à assessoria do Senador Marcelo Castro, sobre a nossa posição favorável à aprovação do referido PL.