O SINDICATO DOS LEILOEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, neste ato representado pelo seu presidente, Dr. Luiz Tenório De Paula, Leiloeiro Público Oficial, Matriculado na JUCERJA sob o nº 19 e seu vice presidente Rodrigo Lopes Portella, Matriculado na JUCERJA sob o nº 55, vem esclarecer acerca dos golpes de falsos leilões e a forma como estão ocorrendo.

Inicialmente, cabe ressaltar que o leiloeiro oficial público é responsável pela realização de venda em hasta pública e pregões, seja como auxiliar da justiça ou entusiasta do comércio. O mercado de leilões movimenta a economia em milhões de reais mensalmente.

Com o crescimento exponencial dos leilões on-line, em poucos cliques, hoje é possível comprar itens como imóveis, carros, máquinas e diversos outros bens nas plataformas on-line dos leiloeiros de todo país.

Conscientes disso, quadrilhas especializadas têm aproveitado o momento para aplicar GOLPES em consumidores, o famoso “Golpe do Leilão Falso”, que tem repercutido em toda imprensa nacional. Inclusive, até o site da Receita Federal passou pela mesma situação. No último dia 19/03/23 o portal R7 publicou uma reportagem denominada “Site de leilão fraudulento simula ofertas de lances da Receita Federal”.

O golpe do falso leilão, como ficou popularmente conhecido, consiste em quadrilhas que criam sites (normalmente com os domínios “.com” e não “.com.br”) para ofertar produtos, normalmente veículos, por preços muito abaixo do mercado.

Há que se notar que as páginas em questão são extremamente bem elaboradas, normalmente levam consigo o selo de algum tribunal, de leiloeiros, grandes escritórios de advocacia, sobrenomes tradicionais, aqueles chamados de “quatrocentões”.

Criado o site, o mesmo, fraudulentamente é vinculado a uma empresa que, efetivamente, existe. Este modus operandi permite que suas vítimas consultem o CNPJ da “empresa leiloeira” no site da Receita Federal e confirme que aquela pessoa jurídica, efetivamente, existe.
Cumpridas essas etapas “formais” prepara-se o golpe. São ofertados veículos por preços inacreditavelmente baixos, alguns por menos da metade do seu valor de mercado, para serem adquiridos em leilões.

Pessoas ansiosas por fazer um bom negócio mordem a isca, acessam o site e, excitadas com a possibilidade de fazer um excelente negócio, acabam ofertando lances baixos que serão aceitos.
Após a confirmação da sua vitória no certame, a vítima, recebe uma mensagem, ora por e-mail, ora por telefone, ora por whatsapp, informando que, por conta de um problema bancário qualquer, o depósito deve ser feito na conta de uma terceira pessoa, um laranja, normalmente moradores de rua que os mentores do golpe usam, para abrir contas bancárias e realizar transações financeiras.

Os golpes de leilões falsos estão manchando a imagem dos leiloeiros em todo Brasil. Além disso, estima-se que o prejuízo financeiro das vítimas ultrapasse a 200 milhões de reais. Calcula-se ainda que hoje existam mais de 100 sites falsos de leilões com anúncios patrocinados no GOOGLE.
Percebemos que essas quadrilhas tem investido valores vultuosos em anúncios pela internet, haja vista que os sites de leilões falsos estão sempre como primeira opção na busca da página do GOOGLE.

O cerne desse problema tem relação direta com o GOOGLE, que publica anúncios de leilão sem exigir qualquer tipo de documentação ou cadastro para validar de que se trata realmente de um leiloeiro público. Já com a mídia off (Impressa, Jornais, revistas) o leiloeiro precisa efetuar um cadastro prévio, onde são exigidas documentações comprobatórias do seu registro para veiculação de publicidade.

Pedimos que o GOOGLE adote a mesma medida de segurança, exigindo aos anunciantes de sites de leilão um cadastro onde sejam apresentados documentos, dentre eles, a matrícula do leiloeiro vinculada a sua conta no GOOGLE ADS.

Esse pedido de socorro é feito em nome de diversos inocentes que diariamente perdem suas economias. Em nome de todos os leiloeiros que construíram uma carreira honesta, íntegra e consolidada, e hoje, além de terem seu negócio ameaçado, sofrem com atendados à sua dignidade e ameaças à sua própria vida e família.

Atenciosamente,
SINDICATO DOS LEILOEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO